Praia Grande

Filial Itanhaém

Otosclerose

Saiba mais sobre a otosclerose…

A otosclerose é uma causa comum de perda auditiva progressiva. Resulta da formação anormal do osso (o estribo, ossículo localizado no ouvido médio), interferindo na passagem da onda sonora para o ouvido interno causando a perda de audição. Estas alterações também podem ocorrer na região da cóclea. E uma doença hereditária e normalmente é mais comum em mulheres do que em homens.

Sintomas – A perda auditiva pode aparecer gradualmente. Muitas pessoas com otosclerose primeiro notam que não conseguem mais ouvir sons de baixa frequência ou não conseguem mais ouvir um sussurro. Algumas pessoas podem apresentar tontura, problemas de equilíbrio ou zumbido (barulho nos ouvidos ou na cabeça).

Tratamento – Existem alguns tratamentos médicos (remédios) que podem fazer a doença estacionar ou ter evolução mais lenta. Quando a doença se dá no estribo existe a possibilidade de cirurgia. Substituindo o osso afetado por uma prótese que permite que a onda sonora chegue ao ouvido interno. É importante discutir os riscos e os benefícios desse procedimento com o medico.

Se a perda auditiva for de grau leve, a cirurgia pode não ser uma opção. Além disso,se algum grau de perda auditiva persistir depois da cirurgia, o aparelho auditivo e uma boa opção. Um fonoaudiólogo pode discutir os vários tipos de aparelhos auditivos e fazer uma recomendação baseada nas necessidades específicas de cada indivíduo.

Fga. Vanessa Costa Villas Boas

Artigos recentes

Entre em contato, agende uma avaliação auditiva e venha nos conhecer. Teremos imenso prazer em recebê-lo e auxiliar em suas necessidades!!